sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Goalkeeper Evolution!


Ter Stegen from Football Hunting on Vimeo.

It already begun. The future is here.

Some had tried in the past, but Victor Valdez, Neuer and Stegen are the recent ones.

How can we work during training to "produce" more goalkeepers like this?

1 comentário:

  1. não vou escrever em inglês por pensar que pelo menos um dos autores do blog é português.

    depois de ver este vídeo, recordei um texto de há uns dias no lateral-esquerdo acerca de como o futsal pode ser uma experiência interessante para preparar melhor os jogadores de campo em futebol de 11. de repente, pareceu-me que usar o sweeper keeper é também uma adaptação do uso que se dá ao gr em futsal - no que estou errado de certeza - em que fazer circular a bola pelo gr permite ganhar tempo e, eventualmente, retirar um ou dois dos jogadores adversários da zona de pressão., contribuindo para um 4x3+gr ou mm 4x2+gr.

    no entanto, pensei outra coisa, que vem exactamente da experiencia em jogar futsal com amigos. como sou um picareta e, por isso, jogava sempre na defesa onde me cabia tb o papel de ir corrigindo os posicionamentos dos três jogadores à minha frente, lembro-me de estar constantemente a berrar aos dois ou ao que ficava mais no ataque para n irem ao gr a não ser que a situação fosse perigo mt mt eminente. era baixar ligeiramente e deixá-lo subir que o próprio normalmente n se arriscaria a passar de meio do seu meio-campo e, com os 4 entre esse espaço e a nossa baliza, normalmente defendíamos na boa.

    o que isto pode implicar em futebol de 11, e é a pergunta que quero deixar, é deixar de ser pertinente uma pressão muito forte sobre os construtores de jogo mais atrás, uma vez que esticar o campo até quase à baliza adversária pode crirar mt espaço entre-linhas. sendo que o fora da jogo só conta no meio-campo defensivo, só um treinador que trabalhe muito muito bem a profundidade - como o jesus - se pode dar ao luxo de perder constantemente o duelo nessa primeira zona de pressão onde entre 1 a 4 jogadores podem ser colocados fora da jogada num passe não muito difícil. Ou seja, com esta adaptação, podemos vir a ver um futebol em que defender mais baixo e esperar que o adversário venha, mesmo estando mt mais próximo na nossa baliza, faça todo o sentido. no fundo estamos a retirar-lhe um jogador. passamos do 11x11, para o 10x11. é quase uma questão de acção / resposta simétrica: aposta em futebol de posse e ofensivo - oferecer a posse e defender com tudo em menos espaço.

    isto terá lógica? é que a minha pergunta é, mais uma vez, simétrica à do texto: ao como operacionalizar no treino o sk, como operacionalizar no treino uma pressão eficaz ao sk? ou será a melhor resposta simplesmente desistir da pressão e torná-lo irrelevante?

    ResponderEliminar